sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Algumas regras de etiqueta para visitar um recém-nascido na maternidade ou em casa!



A chegada de um novo bebê é um momento de muita alegria para todos, mas é importante que os amigos e parentes tomem alguns cuidados durante as visitas. Por isso, separei algumas regras básicas para uma visita ao recém-nascido.

Minha recomendação é que a visita seja feita ainda na maternidade, pois a mamãe não precisará se preocupar em “fazer sala”, além de ter toda uma equipe de médicos e enfermeiras cuidando do bebê.
Se não conseguirem ir à maternidade, façam a visita em casa pelo menos 2 semanas após o nascimento, pois os primeiros dias são extremamente exaustivos: a chegada do bebê gera uma grande mudança e até a mamãe se acostumar, demora um pouco…

-Evitem visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu
A maioria das mamães passa muitas horas em trabalho de parto e depois que os bebês nascem ficam EXAUSTAS! Dependendo da hora em que o bebê nasceu (se foi de madrugada, por exemplo) é melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se você for muito íntimo ou um parente bem próximo – como vovós/ôs e titias/os – a mamãe vai lhe querer por perto, mas é sempre bom perguntar antes! Bom senso é tudo!

 -Nunca visitem a nova mamãe no período da noite
Sei que muita gente trabalha e só consegue ir nesse horário, mas saibam que o recém-nascido realmente traz muita mudança na rotina e até a mamãe se acostumar demora um pouco. Portanto, a não ser que a mamãe insista bastante, visitas após às 20h nem pensar!

 -Nunca peçam para carregar o bebê no colo!
Se a nova mamãe quiser que você segure o bebê, ela vai lhe oferecer. Caso contrário, não peça. Pedir para acordar o bebê então, NEM PENSAR! Acreditem que tem gente que pede mesmo esse absurdo, rsrsrs!!!

 -Fotos do bebê
Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para a mamãe se pode! Se ela permitir, não coloquem FLASH de jeito nenhum!

- Visita rápida
Façam uma visita rápida: fiquem pouco tempo na maternidade ou na casa. Acredito que uma vista de até uns 40 minutos é o ideal. Se você for um parente muito próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, só preste atenção se a mamãe não está cansada ou quer tirar uma soneca.

- Hora das mamadas: deixem a mamãe e bebê sozinhos!
Assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos: não sabem se o leite vai descer, o início das mamadas doem demais, os seios estão extremamente grandes etc. Ou seja, não fiquem de jeito nenhum observando a mamãe dar as mamadas ao bebê! Saiam do quarto e deixem esse momento íntimo apenas entre eles!

 - A mamãe normalmente está bem sensível nos primeiros dias do nascimento
Não façam comparações do tipo de parto, sobre o peso com que a criança nasceu ou sobre ter ou não que amamentar! Lembrem-se que muitas vezes QUERER não é PODER! E só quem é mãe e passou por uma gravidez sabe disso.

- Lembrancinhas
Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas. Com certeza a mamãe vai entregar algumas lembrancinhas extras se quiser que o visitante entregue para alguém!

Cheiros
- Não chegar com um perfume muito forte ou cheiro de cigarro (óbvio) para uma visita ao recém-nascido!

- Flores
Ao contrário do que os outros sites dizem, eu acho que PODE SIM levar FLORES! Toda mulher gosta desse tipo de presente! O único ponto negativo é que as flores deverão ficar do lado de fora do quarto da maternidade, pois podem causar alergias no bebê! Já se a visita for feita em casa, com certeza a mamãe deixará o presente longe do alcance do bebê e aproveitará para enfeitar a casa, o que será muito útil, pois ela ficará um bom tempo sem conseguir sair para fazer esse tipo de compra!

- Levar algum presentinho para o bebê não tem erro!
Pode ser roupinhas, acessórios, brinquedinhos, peças de enxoval etc. Lembrem-se que caso o bebê tenha um irmão ou irmã mais velho, deve-se levar um presentinho para ele/a também. É um momento em que a mamãe está bem preocupada com os ciúmes que o/a mais velho/a está sentindo!

  - Livro
Livro também é uma boa opção de presente para as mamães. Podem ser daqueles que ajudam a estipular a rotina, como  “A Encantadora de Bebês”, por exemplo!

Espero que tenham gostado!

Créditos: Just Real Moms

Nenhum comentário:

Postar um comentário